Peniche e Caldas da Rainha
No dia 28 de maio a turma de bordados foi visitar as cidades de Peniche e Caldas da Rainha.
Em Peniche visitamos a fortaleza, Museu Nacional da Resistência e Liberdade. Fizemos uma visita geral a todo o museu, incluindo as celas aonde estiveram os presos políticos e numa delas esteve o Álvaro Cunhal.
Ainda, em Peniche, visitamos a Escola Municipal de Renda de Bilros e no ano passado visitamos o Museu da Renda de Bilros. A par da Exposição de longa duração, o Museu da Renda de Bilros de Peniche promove exposições temporárias que permitem valorizar diferentes áreas deste, saber-fazer com mais de quatro séculos de história.
Pudémos apreciar as rendilheiras a trabalhar com os bilros e os trabalhos bonitos que estavam a fazer.
Seguimos para Caldas almoçar. Depois do almoço fomos visitar a Universidade de Caldas da Rainha, (Universidade Rainha D. Leonor). Passamos por todas as salas existentes e estava um lanche à nossa espera. Houve uma troca de lembranças entre as Universidades no fim da nossa visita.
Na volta, saída das Caldas e de regresso ao Seixal ainda passamos pela praia do Baleal.

"Baleal a praia mais bonita de Portugal" Raul Brandão
Baleal é uma pequena península (outrora ilha) situada ao norte de Peniche, na região Oeste, de Portugal, separada do continente por um tômbolo, formando uma praia de fina areia branca. Na continuidade da península existe, a Sul, o ilhéu de Terra, e a Norte a ilha das Pombas e o ilhéu de Fora.
O Baleal herdou esta denominação devido à grande pesca de baleias e atum no passado.
Foi uma visita diferente com muitas coisas bonitas, numa zona junto ao mar, de uma beleza sem igual.
Helena Brito


















